"" Desenhos Práticos: Exercícios para deixar seus traços afinados

terça-feira, 3 de abril de 2018

Exercícios para deixar seus traços afinados

Olá, como vocês estão? espero que muito bem!

No post anterior recomendei que vocês comprassem alguns materiais, e é muito importante para darmos continuidade ao nosso trabalho 

Considerando que você já tenha tudo em mãos, Irei pegar então aqui, uma folha sulfite e irei usar o lápis da bic para começar os desenhos e na medida do necessário, irei substituindo por outros que forem necessários.

Para começarmos então a partir para os trabalhos, eu vou mostrar aqui pra vocês um dos exercícios que a gente usa geralmente para deixar a mão mais livre na hora de desenhar

Isso é bom tanto para quem está começando como para quem também já desenha faz tempo. Pois se trata de um exercício relaxante para aqueles que ficam horas em cima de seus desenhos praticando.

E manter a saúde dos seus braços e mãos é fundamental para o desempenho e qualidade dos seus desenhos.


Sem mais delongas, vamos logo ao que interessa.

Exercitando a leveza dos braços e mãos



Um primeiro exercício que eu gosto de fazer é o da linha reta que eu vou trazer a folha mais perto para dar mais precisão. O importante neste exercício é deixar mão livre.

Então quando você for fazer um traço ou um círculo, você deve soltar mão e não segurar no papel e só mexer o centro da mão, compreende que deixar a mão livre irá fazer toda a diferença a partir de agora?

Pois a mão passa a deslizar sobre o papel de forma que não te atrapalhe a fazer o resto do desenho.

Trace também nas verticais



No exercício número 2 você irá fazer basicamente o que estava fazendo no primeiro exercício, Porém, como uma diferença.

No primeiro exercício, o importante era fazer as linhas horizontais sem importância de como elas ficariam. Isso era só para  fazer a mão ficar mais solta mesmo. Nesse segundo exercício, você deverá fazer a mesmo coisa.

No entanto, as linhas deverão ter um espaçamento bem similar entre elas. Isso é para treinar a sua precisão na hora de fazer traços detalhados.


Acelere e faça traços em todas as direções




Neste terceiro exercício, você irá fazer praticamente a mesma coisa dos dois exercícios anteriores. Só que, desta vez, os traços deverão ser em linhas verticais e não na horizontal, como do exercício anterior.

Isso é para evitar que você domine a leveza e a precisão de fazer traços em todos os ângulos sem a necessidade de ter que ficar mudando a folha de lugar para fazer uma linha perfeita.

Nesses três exercícios praticamente idênticos, é importante também, você deixar a espessura do traço sempre da mesma maneira, para não fazer desenhos com diferenças grotescas de espessura na hora de fazer os seus desenhos.

A grande sacada aqui é você pegar firmeza na sua mão e não ficar virando a folha de papel. Faça em todas as direções da folha que puder e pratique bastante. Verá que, com o tempo, sem perceber, seus traços irão ficar bem mais firmes e isso vai ser cada vez mais simples de ser feito. Assim como qualquer coisa na vida, tudo é questão de praticar.


Exercícios circulares também fazem parte do pacote



Por último quero deixar aqui o exercício dos círculos. E esses você poderá usar bastante a criatividade. Não deixe para ser criativo apenas quando já dominar as técnicas. O trabalho já começa agora.

Então faça círculos de diversos tamanhos e diversas espessuras por todo o redor da folha e, lembre-se que, em todos esses exercícios que eu listei aqui para você, a mão deverá ficar sempre solta.

Essas foram algumas dicas de exercícios que você poderá fazer aí na sua casa, na hora de colocar a mão na massa mesmo, propriamente dita.
Espero que você tenha gostado bastante e te vejo em um próximo post.